he Last of Us é um jogo eletrónico na terceira pessoa de aventura/acção com elementos de sobrevivência e de horror. Desenvolvido pela Naughty Dog e lançado no dia 14 de Junho de 2013 em exclusividade para a PlayStation 3.
O jogador controla Joel, a percorrer os Estados Unidos num ambiente pós-apocalíptico em 2033 e que tem como missão escoltar a jovem Ellie até um grupo de resistentes amigáveis, os Fireflies. O jogador tem de se defender contra criaturas do género zombies infectadas com o fungocordyceps, bem como bandidos e canibais humanos hostis, usando armas de fogo e métodos de infiltração melhoradas com capacidades como representações visuais de som para conseguir ouvir as localizações dos inimigos. O jogador também pode fabricar armas e recursos médicos combinando itens encontrados pelo mundo.
Antes do lançamento do jogo, The Last of Us recebeu aclamação universal. Actualmente detém uma pontuação de 95 no Metacritic e de 94.58% noGameRankings. Recebeu pontuações perfeitas de várias publicações. Os criticos elogiaram vários dos aspectos do jogo, incluindo a jogabilidade baseada em escolhas, acção realista, profundidade emocional e som. Várias publicações declararam o jogo como uma obra-prima,e um dos títulos mais significativos para a sétima geração de consolas. The Last of Us recebeu diversos prémios "Jogo do Ano" de várias publicações incluindo Game Informer, IGN, Destructoid, Kotaku, GameTrailers e Cheat Code Central. The Last of Us é actualmente o jogo mais premiado de sempre.
The Last of Us foi o segundo maior lançamento de videojogos de 2013 (depois de Grand Theft Auto V), vendendo 1.3 milhões de cópias na primeira semana. Desde Janeiro de 2014 já foram vendidas mais de 4.1 milhões de unidades, fazendo do jogo o exclusivo PlayStation 3 a ser mais rapidamente vendido após três semanas.
The Last of Us usa uma perspectiva de terceira pessoa. O combate desenvolve-se primariamente em corpo-a-corpo. As armas do jogo são degradáveis e os projécteis são rudimentares, como um tijolo. Enquanto as armas de fogo podem ser procuradas, a sua munição é muito escassa. A Naughty Dog assegurou que, em The Last of Us, nunca irá resultar no jogador a correr pelo ambiente a disparar sem cuidado e de modo automático. A saúde não regenera, forçando o jogador a ser mais conservador. A ênfase em expor a fragilidade do jogador ajuda a acentuar a pressão para sobreviver num mundo áspero
O jogador controla Joel, enquanto Ellie, controlada pela AI, permanece junto a Joel durante grande parte do jogo. O modo cooperativo não irá existir no jogo; no entanto, a Naughty Dog afirmou que The Last of Us não é "uma grande missão de escolta." Ellie é uma personagem de suporte em vez de uma vitima frágil: por exemplo, ela pode chamar inimigos para Joel e ajudá-lo atirando objectos como tijolos. Ellie pode morrer, mas também pode defender-se até certo nível, usando armas ou a sua astucia para escapar ao perigo.
Durante o jogo, o jogador é obrigado a confrontar-se com os Infectados (ex-humanos infectados com um fungo) e com os Sobreviventes (humanos que, apesar de não estarem infectados, são também hostis). Cada tipo de inimigo tem padrões de AI muito distintos, com os humanos a serem particularmente competentes: conseguem trabalhar juntos, confiando informação importante uns com os outros, conseguem fugir, trocar de táticas dependendo se Joel tem uma arma de fogo ou uma arma branca e até podem se render se souberem que já estão derrotados.
Acima de tudo, a AI inimiga é muito adaptável, oferecendo muitas variáveis dinâmicas com a qual o jogador vai se confrontar. A Naughty Dog designou a sua programação da AI com o nome "Balança de Poder".